SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Evaluation of Higher Education: An analysis of the use of Information and Communication Technologies in the federal universities of the state of Minas Gerais (Brazil)The History of Agricultural Education in Brazil: Countryside education versus landholder education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MELO, Fernando Garcez de  and  MOREIRA, Evando Carlos. O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.445-462. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4475.

O objetivo do trabalho é reunir e interpretar a produçãoacadêmica (teses e dissertações) acerca do livro didáticode educação física. Focalizou-se o período entre 1987e 2018, utilizando as informações do Catálogo de Tesese Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior. A justificativa residena recente inclusão da educação física no ProgramaNacional de Livro e Material Didático e a necessidade deencontrarmos subsídios para o acompanhamento desseprocesso de implementação e os desdobramentos noâmbito da prática docente da educação física. Tendocomo referência o pragmatismo de Richard Rorty pararecontextualizar a produção e apresentar um novotexto, destacam-se a esperança e os receios presentes nas produções acadêmicas, com realce para um conjunto de trabalhos “exploradores do potencialdo livro didático” que possui esperança nas maneiras experimentais e humildes. Essa conjuntura detrabalho se diferencia de outro grupo (os “analistas de conteúdos”), crentes nas maneiras teóricasamplas de encontrar justiça e a verdade. Por fim, sugere-se outro ponto de vista aos professores deeducação física, para que possam receber os livros didáticos da área com afeição a uma esperançahumilde e experimentalista identificada, em especial, no grupo que será denominado “exploradoresdo potencial do livro didático”.

Keywords : Educação corporal; Educação física; Livro didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )