SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Avaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineirasHistória da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MELO, Fernando Garcez de  y  MOREIRA, Evando Carlos. O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.445-462. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4475.

O objetivo do trabalho é reunir e interpretar a produçãoacadêmica (teses e dissertações) acerca do livro didáticode educação física. Focalizou-se o período entre 1987e 2018, utilizando as informações do Catálogo de Tesese Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior. A justificativa residena recente inclusão da educação física no ProgramaNacional de Livro e Material Didático e a necessidade deencontrarmos subsídios para o acompanhamento desseprocesso de implementação e os desdobramentos noâmbito da prática docente da educação física. Tendocomo referência o pragmatismo de Richard Rorty pararecontextualizar a produção e apresentar um novotexto, destacam-se a esperança e os receios presentes nas produções acadêmicas, com realce para um conjunto de trabalhos “exploradores do potencialdo livro didático” que possui esperança nas maneiras experimentais e humildes. Essa conjuntura detrabalho se diferencia de outro grupo (os “analistas de conteúdos”), crentes nas maneiras teóricasamplas de encontrar justiça e a verdade. Por fim, sugere-se outro ponto de vista aos professores deeducação física, para que possam receber os livros didáticos da área com afeição a uma esperançahumilde e experimentalista identificada, em especial, no grupo que será denominado “exploradoresdo potencial do livro didático”.

Palabras clave : Educação corporal; Educação física; Livro didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )