SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmicaEuropeização: progresso e educação brasileira1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

MOLINA, Rodrigo Sarruge. História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.463-476. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4394.

O objetivo desta pesquisa foi discutir a docência e aeducação no meio rural brasileiro à luz da História,evidenciando projetos antagônicos que disputarama hegemonia educacional e produtiva no campo.Resultante das pesquisas de pós-doutorado, a análiseé amparada na teoria e na metodologia materialistahistórica dialética e está inserida na área de Fundamentosda Educação e de suas subáreas: “História da educação”e da “Educação do campo”. O principal resultado doestudo aponta um dualismo histórico e estrutural da Educação Agrícola brasileira, em que a classe dominante ruralista impôs dois projetos: de um lado,uma educação elitista mais teórica, gerencial e de capatazia destinada aos filhos dos fazendeiros eaos seus gerentes; e, de outro, uma educação mais prática, “proletária” e alienada aos trabalhadores“braçais” agrícolas, o que refletiu na formação de professores e nos sistemas educacionais. Hoje, omeio rural conta com uma inovação, a “educação do campo”, que propõe romper com esse dualismohistórico por meio de uma solução libertadora, a qual defende os interesses dos “povos da terra”; nessaperspectiva, os camponeses, os ribeirinhos, os caiçaras, os indígenas e os demais trabalhadores ruraissão os protagonistas de seu futuro.

Palavras-chave : Educação do campo; Formação de professores; História da educação; Políticas públicas em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )