SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralistaQualificação profissional e as políticas educacionais para a juventude no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FERREIRA, Hevisley  y  SIQUELLI, Sônia Aparecida. Europeização: progresso e educação brasileira1. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.477-495. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4397.

O presente artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográficade natureza exploratória com abordagem qualitativa,apresenta o conceito de “progresso” em seus diversossignificados, apresentados com semblantes e aparências,movidos pelo questionamento de como esse “progresso”se apresentou na educação brasileira em seu períodoformativo. Sendo assim, analisa-se o conceito de“progresso” para desvelar as suas mais diversas facetasao longo da história, com ênfase especial na escolapositivista de Comte, que foi muito influente no Brasil ecujo pensamento deu fundamento à noção de ordeme progresso que deveria guiar as instituições de ensinono País segundo seus seguidores. Aponta-se entãoquais foram as bases intelectuais, de acentuado caráter positivista, sobre as quais se construiu a educação no Brasil. Na sequência, aborda-se a perspectivacrítica de Adorno sobre o “progresso”, o que nos permite apresentar a historicidade do conceito e ver deque maneira ele está indissociavelmente atrelado às próprias relações de poder que fundamentarama sua difusão progressiva nos séculos XVIII e XIX.

Palabras clave : Educação; Educação Escolar; Positivismo; Progresso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )