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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

LIRA, Jailton de Souza  e  SANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos. Qualificação profissional e as políticas educacionais para a juventude no Brasil. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.497-516. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4478.

Este artigo pretende discutir as proposições de políticaseducacionais para a juventude brasileira, especialmenterelacionada à expansão da Educação Profissional quepodem ser notadas no Plano Nacional de Educação(2014-2024) e na atual reforma do Ensino Médio. Comoreferencial teórico, foram utilizadas as análises situadasno campo do materialismo histórico e dialético de basemarxista, à luz das categorias analíticas de “Estado”, combase em Engels e Mészáros, da relação entre “trabalho”e “educação”, segundo Saviani, e de “classe social” fundamentada em Marx e Mészáros. Entende-se que a Educação Profissional pensada a partir daanálise das legislações e políticas educacionais adotadas apresenta complexos problemas no quesitodo papel do Estado para com a sua oferta e qualidade. Além disso, essa modalidade de educação temperpetuado o dualismo histórico na educação, que oferta uma formação prática para a juventudede origem trabalhadora e destina uma formação mais ampla possível para a juventude oriunda dasclasses dirigentes. Para fundamentar essas hipóteses, recorreu-se à pesquisa documental, utilizandoa Lei n°13.415/2017 da reforma do Ensino Médio e o Plano Nacional de Educação (2014-2024), bemcomo a revisão de literatura a partir de autores como Frigotto, Krawczyk, Adrião e Pinto, Bezerra eAraújo, entre outros, que contribuem para as reflexões e contextualizações acerca da relação entreeducação, Estado, sociedade e mercado.

Palavras-chave : Educação Profissional; Juventude; Mercado; Plano Nacional de Educação; Reforma do Ensino Médio.

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