SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Mudanças curriculares no Ensino Médio a partir da Lei n°13.415/2017: percepção de estudantes secundaristasOs Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ZIMMERMANN, Tânia Regina  y  SOCORRO, Anselmo Silva. Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204581.  Epub 11-Dic-2019. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4581.

Este artigo se insere na problemática dos desafios atuais do Ensino Médio brasileiro no que concerne à relação distanciada de muitos jovens frente à escola, marcada por tensão e altos índices de desistência dos estudantes. Nesta pesquisa entrevistamos 11 estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Coxim, dos quais 4 foram selecionados para este artigo. A instituição foi selecionada por apresentar boa infraestrutura, docentes com alto nível de escolaridade e, em contraponto, altos índices de desistência escolar. O objetivo do estudo foi conhecer as trajetórias escolares dos jovens estudantes, bem como analisar os sentidos atribuídos à experiência escolar no Ensino Médio Integrado da instituição. As narrativas foram analisadas de forma descritiva, com base na metodologia da História Oral Temática, através da qual se estabeleceu um diálogo entre as falas dos estudantes e os interlocutores teóricos. Entre os estudantes desistentes, pôde-se observar a dificuldade de conciliação entre escola e trabalho, o desejo da independência financeira, a timidez e o excesso de reprovações. Também se observou trajetórias de êxito de estudantes ligados a iniciativas de ensino diferenciadas, embora com o reconhecimento do cansaço gerado pelas atividades escolares. Os resultados sinalizam a necessidade de ouvir e reconhecer as particularidades dos estudantes do Ensino Médio.

Palabras clave : Desistência escolar; Ensino Médio Integrado; Jovens; Trajetórias escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )