SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A ausência e o vácuo: Educação Ambiental e a Nova Lei do Ensino Médio brasileiro no século XXIFunções da Educação de Jovens e Adultos em prisões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FAUSTINO, Rosângela Célia; NOVAK, Maria Simone Jacomini  y  MENEZES, Maria Christine Berdusco. Ensino Médio nas escolas indígenas no Paraná: perspectivas atuais para a educação intercultural. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204596.  Epub 17-Jun-2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4596.

Os estudos sobre a educação escolar indígena foram incrementados nos últimos anos a partir da expansão do Ensino Superior, com a criação das Licenciaturas Interculturais por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas, e outras formas para o acesso de indígenas às universidades. Destacam-se também, as experiências de programas governamentais que ampliaram as políticas de diversidade, inclusão social e valorização da educação escolar indígena em todo o País. No estado do Paraná, um importante avanço foi a criação de uma política de vagas suplementares para ingresso de indígenas nas universidades públicas, e a estadualização das escolas indígenas em 2009, com a expansão da Educação Básica nas comunidades. Reconhecendo os avanços nas políticas de formação destinadas aos povos indígenas, por meio de estudo documental, neste texto são discutidas as perspectivas atuais para o Ensino Médio. Observam-se poucos progressos em relação a esta etapa, que requer ações específicas e diferenciadas, interculturais e bilíngues, visando à inovação e à melhoria, em atendimento aos anseios dos povos e jovens indígenas.

Palabras clave : Cultura indígena; Educação escolar indígena; Política de educação indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )