SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Basic literacy and literacy practices with a children’s book: Teaching with “Dois Chapéus Vermelhinhos”Literacy and Down syndrome in brazilian researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

REIS, Fabiana Aparecida dos  and  MORETTO, Milena. O ensino da língua materna na École Maternelle pública francesa. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204932. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4932.

As experiências como professora da Educação Infantil foram as razões que motivaram a investigação do trabalho com a língua materna nesse nível escolar. Todavia, a oportunidade de vivenciar algumas práticas de ensino em uma escola de Coësmes (França) proporcionou o interesse de realizar pesquisa no território francês de forma a compreender como a alfabetização tem ocorrido nesse país. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar o que as docentes francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. As análises mostram que elas priorizam a alfabetização ao invés do letramento e o ensino da língua pátria, ou seja, objetivam a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países.

Keywords : Alfabetização e ensino de língua materna; Concepção de linguagem; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )