SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Práticas de alfabetização e letramento com o livro infantil: ensinando com os “Dois Chapéus Vermelhinhos”Alfabetização e síndrome de Down nas pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

REIS, Fabiana Aparecida dos  y  MORETTO, Milena. O ensino da língua materna na École Maternelle pública francesa. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204932. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4932.

As experiências como professora da Educação Infantil foram as razões que motivaram a investigação do trabalho com a língua materna nesse nível escolar. Todavia, a oportunidade de vivenciar algumas práticas de ensino em uma escola de Coësmes (França) proporcionou o interesse de realizar pesquisa no território francês de forma a compreender como a alfabetização tem ocorrido nesse país. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar o que as docentes francesas priorizam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em uma escola pública localizada no centro de Paris. As análises mostram que elas priorizam a alfabetização ao invés do letramento e o ensino da língua pátria, ou seja, objetivam a alfabetização das crianças francesas e daquelas que vieram de outros países.

Palabras clave : Alfabetização e ensino de língua materna; Concepção de linguagem; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )