SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Educação Infantil e alfabetização: o debate sobre o lugar da atividade de brincarSentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. “Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro!” – Currículo e alfabetização para além das evidências. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204880. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4880.

O artigo objetiva discutir políticas educacionais contemporâneas para alfabetização e os sentidos de currículo e alfabetização que estas mobilizam. A análise põe em destaque as proposições da Política Nacional de Alfabetização interrogando uma das premissas indicadas no programa: a alfabetização baseadaem evidências científicas. Ao arguir tal questão, discute-se a partir de uma perspectiva discursiva pós-estrutural que questiona a lógica binária entre verdade/não verdade calcada numa dada concepção de “evidência científica” e que, por conseguinte, invalida outras perspectivas que não se erijam à sua semelhança. Argumenta-se que a tomada da Ciência como preditividade, ordem fixada e sentidos unívocos expulsa a diferença e incide sobre uma ideia da alfabetização e currículo com feições instrumentais e processos homogeneizantes. Nessa linha de problematização, defende-se uma perspectiva discursiva para currículo e alfabetização, em que os significados não são dados aprioristicamente, dão-se nos termos derridianos da imprevisibilidade, contingência, alteridade, o que exige decisão responsável, mas que, como decisão, só se dá no terreno do indecidível. Assim, alfabetização e currículo são significados como enunciações culturais, produzidos em relações alteritárias que, sempre plurais, borram e transbordam as fronteiras em que tentam contê-los.

Palavras-chave : Alfabetização; Alteridade; Currículo; Discurso; Políticas curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )