SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25“Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro!” – Currículo e alfabetização para além das evidênciasFilosofia, Sociologia e trabalho: concepção de professores de escolas públicas de Sorocaba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

PESSOA, Camila Turati  y  LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204611.  Epub 17-Jun-2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611.

Nesta pesquisa objetivou-se compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade docente de professoras da Educação Básica. A Psicologia Histórico--Cultural figura como referência teórica dessa investigação, fornecendo subsídios para o estudo da constituição do humano por meio da cultura e das relações sociais. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com três docentes, juntamente com observação e acompanhamento de seus cotidianos de trabalho. O intuito foi compreender o sentido pessoal atribuído à atividade docente estudando o modo como o professor organiza seu trabalho, como compreende seu papel junto à educação, seus alunos e colegas de trabalho, dentre outros fatores relacionados com sua atividade. Diante desta investigação, obteve-se como resultado o sentido pessoal atribuído pelas professoras relacionando-se majoritariamente com a particularidade de suas atuações, ou seja, com o dia a dia escolar. Depreendeu-se que as ações de ensino elaboradas e desenvolvidas pelo docente devem se pautar no sentido pessoal que corresponda à humanização dos sujeitos e à apropriação de conhecimento, ampliando a finalidade da Educação Escolar. Por fim, investigar o sentido pessoal atribuído à atividade docente endossa os estudos para buscar a superação de uma educação construída baseada apenas nas demandas do cotidiano, imediatas, voltando-se para a transformação da realidade e das condições limitadoras do desenvolvimento docente.

Palabras clave : Educação; Ensino; Professor; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )