SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Personal sense and teaching activity of Historic-Cultural PsychologyPlanning and Organization of the Internship in the Graduate Courses of Physical Education in the State of Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MARTINS, Marcos Francisco; OLIVEIRA, Isabelle Karolline Chaves de; REZENDE, Andre Canevalle  and  ALENCAR, Naara Gonçalves. Filosofia, Sociologia e trabalho: concepção de professores de escolas públicas de Sorocaba. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204744.  Epub June 17, 2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4744.

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que contou com a aplicação de questionários a 69 professores da Região Metropolitana de Sorocaba. O problema que orientou a pesquisa consistiu em identificar qual é a concepção de trabalho de professores de Filosofia e Sociologia das escolas públicas da referida região. A partir do levantamento dos múltiplos sentidos que o termo trabalho adquire no campo educacional e dos limites apresentados pelas normas legais em vigência, as concepções de trabalho dos professores investigados são apresentadas e analisadas. Considerando a polissemia do conceito de trabalho e a falta de rigor na definição da legislação, as conclusões alcançadas foram três, quais sejam: (a) a indefinição da legislação nacional em relação ao conceito de trabalho abre brechas para que a concepção dos docentes se imponha como diretriz aos processos educativos; (b) entre as concepções mais difundidas de trabalho estão a formação de mão de obra ao mercado, princípio educativo e ação que dignifica o humano, e a primeira delas é majoritária entre os docentes de Filosofia e Sociologia na região de Sorocaba (São Paulo); (c) a efetivação da intenção de pedagogias críticas necessariamente passa por um processo de formação docente que esclareça a noção de trabalho como princípio educativo.

Keywords : Educação; Filosofia; Região Metropolitana de Sorocaba; Sociologia; Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )