SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-CulturalPlanejamento e organização do estágio nos cursos de Licenciatura em Educação Física de Mato Grosso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MARTINS, Marcos Francisco; OLIVEIRA, Isabelle Karolline Chaves de; REZENDE, Andre Canevalle  y  ALENCAR, Naara Gonçalves. Filosofia, Sociologia e trabalho: concepção de professores de escolas públicas de Sorocaba. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204744.  Epub 17-Jun-2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4744.

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que contou com a aplicação de questionários a 69 professores da Região Metropolitana de Sorocaba. O problema que orientou a pesquisa consistiu em identificar qual é a concepção de trabalho de professores de Filosofia e Sociologia das escolas públicas da referida região. A partir do levantamento dos múltiplos sentidos que o termo trabalho adquire no campo educacional e dos limites apresentados pelas normas legais em vigência, as concepções de trabalho dos professores investigados são apresentadas e analisadas. Considerando a polissemia do conceito de trabalho e a falta de rigor na definição da legislação, as conclusões alcançadas foram três, quais sejam: (a) a indefinição da legislação nacional em relação ao conceito de trabalho abre brechas para que a concepção dos docentes se imponha como diretriz aos processos educativos; (b) entre as concepções mais difundidas de trabalho estão a formação de mão de obra ao mercado, princípio educativo e ação que dignifica o humano, e a primeira delas é majoritária entre os docentes de Filosofia e Sociologia na região de Sorocaba (São Paulo); (c) a efetivação da intenção de pedagogias críticas necessariamente passa por um processo de formação docente que esclareça a noção de trabalho como princípio educativo.

Palabras clave : Educação; Filosofia; Região Metropolitana de Sorocaba; Sociologia; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )