SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Planejamento de gestão universitária: identidade e regulaçãoRousseau e sua educação infantocêntrica e anticultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FARIAS, Alison Nascimento  y  IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204572.  Epub 22-Oct-2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572.

O objetivo deste estudo foi verificar as possibilidades que o livro didático de Educação Física apresenta para a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino dos conteúdos de Atletismo e Dança nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com enfoque colaborativo, desenvolvida por meio de três etapas: (1) levantamento diagnóstico (observação das aulas de uma professora de Educação Física do 6º ano); (2) elaboração e implementação de duas unidades didáticas do livro de Educação Física; e (3) avaliação das unidades didáticas do livro didático de Educação Física. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora da disciplina. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação. Os resultados indicaram que o livro didático favoreceu a inclusão das tecnologias, colaborando com o ensino dos conteúdos propostos. Conclui-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser ferramentas de apoio pedagógico para ensinar os conteúdos da Educação Física escolar, neste caso a partir de um livro didático, desde que ocorra uma mediação pedagógica por parte do professor.

Palabras clave : Educação Física Escolar; Livro didático; Tecnologias de Informação e Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )