SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Textbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at SchoolsHuman aging in the Higher Education curriculum of Health and Humanities courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

VITORINO, Artur José da Renda; PIRES, Pedro Serafim Anes  and  BROGIATO, Renato Griecco. Rousseau e sua educação infantocêntrica e anticultural. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204645.  Epub Oct 22, 2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4645.

Este artigo busca expor que Rousseau, no seu Emílio, parte do pressuposto segundo o qual a liberdade é um dado natural; e por conseguinte considerou a liberdade como algo inato ao homem e intacto na criança. Por isso, o pedagogo que procurasse educar a partir desse princípio, (qual seja, de que a liberdade é um dado natural), ao buscar a virtude somente a encontra depois de muito esforço e, talvez mesmo de alguns artifícios, ao enunciar que é a bondade de Deus que torna o homem virtuoso. Dessa forma, mesmo depois de nos convencer não ser possível educar sem valores aceitos por sua tradição cultural, Rousseau não nos mostra como a tradição cultural é uma referência a valores aceitos por sua tradição cultural, não nos mostra como a tradição cultural é transmitida nem como a tradição cultural pode ser renovada e utilizada como base para o desenvolvimento posterior da cultura. Como efeito da sua rejeição, a princípio, e sua aceitação tardia, e isso em tempos diferentes do princípio ético transcendente, Rousseau estabeleceu a separação do campo educacional do cultural, cuja larga significação foi a ideia comumente aceita da educação anticultural paralela à educação infantocêntrica.

Keywords : Cultura; Educação; Liberdade; Rousseau.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )