SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Rousseau e sua educação infantocêntrica e anticulturalO portfólio na Educação Infantil e o desenvolvimento profissional: contribuições da Psicologia Escolar Crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

AGLIARDI, Delcio Antônio; AREOSA, Silvia Virginia Coutinho  y  GRAEFF, Daniela Bertol. O envelhecimento no currículo do Ensino Superior nos cursos de Saúde e Humanidades. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204750.  Epub 22-Oct-2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4750.

Este artigo apresenta um panorama da formação de recursos humanos nas áreas de saúde e humanidades em 14 Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. É um estudo realizado nos anos de 2017/2018 pelo Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, intitulado “Currículo do Ensino Superior e Envelhecimento Humano”. O estudo tem abordagem qualitativa com o objetivo de analisar os currículos dos cursos de graduação das áreas da Saúde e Humanidades em relação à temática da velhice na formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento. A pesquisa foi realizada através de questionário enviado pela plataforma Google Docs a professores, coordenadores de cursos de graduação e pró-reitores. A sustentação teórica está embasada nos estudos das áreas de Geriatria e Gerontologia, as quais se articulam com a legislação nacional da educação e da saúde. Os resultados mostram que 162 disciplinas trabalham com a temática do envelhecimento em 32 cursos de graduação. Os professores dessas disciplinas do currículo de graduação possuem titulação de doutor e mestre e desenvolvem planos de ensino de abordagem interdisciplinar, refletindo a necessidade de se entender a velhice sob múltiplas dimensões: biológica, social, cultural e psicológica. Importante destacar que a implantação dessas disciplinas nos cursos de graduação pesquisados se deu de maneira gradual, porém de forma mais efetiva nos últimos 15 anos.

Palabras clave : Avaliação do currículo; Currículo do Ensino Superior; Envelhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )