SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Double invisibility: education of deaf girls of the 19th century in BrazilThe bitter experience of racism in Mozambique: skin color, education and the survival of the fittest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

COSTA, Aline Corrêa de Barros da; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de  and  KLEIN, Madalena. Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismo. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215356. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5356.

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que as Mulheres Surdas fazem de si e os efeitos dessas representações na construção de suas identidades e, de maneira específica, ilustrar a concepção de feminismo que as mulheres surdas possuem. A pesquisa é de cunho qualitativo entrelaçada com a Teoria das Representações Sociais, com o foco nas representações que as Mulheres Surdas fazem de si; isto é, na maneira como elaboram e partilham simbologias significantes e construtivas de suas identidades. Por sua vez, as bases teóricas desta pesquisa provêm do campo epistêmico: feminismo, surdez e das representações sociais. As considerações finais ilustram as concepções de Mulheres Surdas sobre o feminismo e as representações sociais sobre suas identidades. Identidade pressuposta, a partir da invisibilidade, exclusão e preconceito que os outros lhes narravam, e identidade metamorfose, com empoderamento, no reconhecimento de suas diferenças e na valorização delas.

Keywords : Feminismo; Representações sociais; Mulher surda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )