SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Dupla invisibilidade: a educação de meninas surdas do século XIX no BrasilA amarga experiência de racismo em Moçambique: a cor da pele, a educação e a sobrevivência do mais forte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

COSTA, Aline Corrêa de Barros da; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de  e  KLEIN, Madalena. Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismo. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215356. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5356.

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais que as Mulheres Surdas fazem de si e os efeitos dessas representações na construção de suas identidades e, de maneira específica, ilustrar a concepção de feminismo que as mulheres surdas possuem. A pesquisa é de cunho qualitativo entrelaçada com a Teoria das Representações Sociais, com o foco nas representações que as Mulheres Surdas fazem de si; isto é, na maneira como elaboram e partilham simbologias significantes e construtivas de suas identidades. Por sua vez, as bases teóricas desta pesquisa provêm do campo epistêmico: feminismo, surdez e das representações sociais. As considerações finais ilustram as concepções de Mulheres Surdas sobre o feminismo e as representações sociais sobre suas identidades. Identidade pressuposta, a partir da invisibilidade, exclusão e preconceito que os outros lhes narravam, e identidade metamorfose, com empoderamento, no reconhecimento de suas diferenças e na valorização delas.

Palavras-chave : Feminismo; Representações sociais; Mulher surda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )