SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismoSistema Brasileiro de avaliação da Educação Superior: contexto, desafios e perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

LAZARO, João Abílio  y  MARTINS, Diléia Aparecida. A amarga experiência de racismo em Moçambique: a cor da pele, a educação e a sobrevivência do mais forte. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215373. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5373.

O presente artigo, de cunho qualitativo hermenêutico e bibliográfico, versa sobre o legado racial deixado pelo colonialismo português em Moçambique, tendo como base a abordagem desenvolvida por Edward Said na obra intitulada Orientalism. Com base nos fundamentos ideológicos por ele apresentados e na compreensão da política colonial de assimilação, desenvolvida na literatura pós-colonial moçambicana, procura-se entender o impacto sociopolítico, econômico e educacional que o ato segregacionista deixou na mesma sociedade. No fim, o artigo propõe a adoção da justiça retificativa como sendo uma alternativa para a sociedade moçambicana solucionar os problemas provocados pela situação acima mencionada de modo a evitar possíveis conflitos entre os seus cidadãos no futuro.

Palabras clave : Colonialismo; Educação; Justiça social; Racismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )