SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A amarga experiência de racismo em Moçambique: a cor da pele, a educação e a sobrevivência do mais forteA leitura na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência pedagógica para a formação de leitores mediada com revistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

VERHINE, Robert Evan  e  DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Sistema Brasileiro de avaliação da Educação Superior: contexto, desafios e perspectivas. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215312. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5312.

Este trabalho apresenta uma análise sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior desde sua implantação, em 2004, até o presente, dando especial atenção aos avanços já obtidos e aos desafios a serem enfrentados em um futuro próximo. Após uma discussão inicial, de perspectiva internacional, sobre a qualidade da educação superior, o texto examina os ajustes que têm sido feitos no processo de implementação do Sistema, quando é dada ênfase à importância do aprimoramento do seu componente de autoavaliação. Para concluir, o artigo relaciona os desafios que ainda devem ser enfrentados, como a inclusão no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior dos sistemas estaduais de educação, o refinamento dos indicadores e a capacitação/moderação de avaliadores externos, o uso efetivo dos resultados das avaliações, a necessidade de distinção entre políticas avaliativas e políticas regulatórias, e a possibilidade de transformação do arcabouço hoje utilizado em um modelo de avaliação multidimensional.

Palavras-chave : Políticas de avaliação; Avaliação em larga escala; Garantia de qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )