SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Brazil’s National System for the evaluation of Higher Education: context, challenges, and perspectives“A Escola” Journal and the theses presented at the Public Teachers Congress in Paraná: liberal Ideology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MACARIO, Rosely de Oliveira  and  RODRIGUES, Linduarte Pereira. A leitura na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência pedagógica para a formação de leitores mediada com revistas. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214922. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4922.

Este estudo busca evidenciar práticas de letramento escolar mediadas pela leitura de revistas de circulação nacional em uma instituição pública do interior do estado da Paraíba, tendo em vista a imersão dos alunos em uma cultura marcadamente letrada e a inclusão de práticas pedagógicas adequadas ao ensino da leitura para jovens, adultos e idosos (1º ao 5º ano) com histórico de reprovação e de abandono escolar. A pesquisa possui abordagem qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa-ação, centrada na descrição e na análise das práticas de letramento em um espaço escolar que reúne discentes na faixa etária entre 15 e 65 anos, fundamentando-se nas teorias sociointeracionista e discursiva. Os resultados contribuem para as reflexões sobre os saberes necessários à formação docente, com vistas à organização de situação didática em torno de textos constituídos de uma representação de sentidos para a vida do alunado.

Keywords : Formação do professor; Práticas de letramento; Prática pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )