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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

GOMES, Geovane Ferreira  e  SANTOS, Clemilton Pereira dos. A experiência de implantação do Programa Residência Pedagógica em universidade multicampi. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214931. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4931.

O Programa Residência Pedagógica é parte da Política Nacional de Formação de Professores. Na intenção de registrar e de refletir a construção do primeiro Projeto de Residência Pedagógica na universidade, será apresentado um panorama descritivo e reflexivo acerca do processo de constituição do programa no tocante ao relacionamento da universidade, enquanto instituição, entre a sede e as unidades, e com as escolas que abrigaram o programa. Serão elencados os pontos positivos e as dificuldades com que uma atividade dessa amplitude se depara. Para levantamento das informações, adotou-se um procedimento categorizado como estudo de caso, em que os autores que participaram como agentes condutores do processo descrevem as peculiaridades do histórico da implantação do programa em uma universidade diversa e multicampi, de forma a dar espaço para suas impressões a respeito. Observou-se a importância do programa no fomento à formação de professores, a existência de resultados satisfatórios relacionados ao amadurecimento dos alunos, incentivos institucionais ao desenvolvimento do trabalho e a necessidade da continuidade do programa. Entretanto, falta uma definição mais apurada do papel do residente junto às escolas preceptoras. Para aumentar a abrangência do programa, é sugerida a sua ampliação para etapas posteriores à conclusão do curso, equivalente ao que ocorre em áreas como a Medicina, a alteração do seu tempo de duração e a sua transformação em especialização Lato Sensu.

Palavras-chave : Formação de professores; Políticas públicas em educação; Programas de educação superior.

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