SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A proposal with multiliteracies in specialized educational service geared to the literacy of autistic studentsMeanings attributed to literature in the curriculum of the National Pact for Literacy at the Right Age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

OMITTO, Melina Borges  and  VITORIA, Maria Inês Côrte. Práticas de alfabetização: retratos de um cenário escolar público em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214860. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4860.

Este artigo se propõe a investigar quais são as práticas pedagógicas utilizadas em contextos de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Ancorando--se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski de 1998 e 2008, essas práticas são apresentadas com foco na aquisição da leitura e do sistema alfabético da escrita, justificando a ênfase do estudo na alfabetização. Os dados coletados na pesquisa, de natureza qualitativa, evidenciam potencialidades e limitações no que se refere ao desempenho dos estudantes. Como resultados, o cenário da investigação revelou fazeres docentes centrados no ensino, no cumprimento do planejamento, na execução de todas as tarefas propostas no plano do professor, na ausência de diálogo entre família e escola, na escassez de oportunidades para a formação continuada dos professores, no compromisso dos docentes com a alfabetização dos alunos, na realização de atividades que focam em jogos, na contação de histórias e na escrita.

Keywords : Alfabetização; Ensino fundamental; Escrita; Leitura; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )