SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Uma proposta com multiletramentos no atendimento educacional especializado na alfabetização do aluno autistaSentidos atribuídos à literatura no currículo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

OMITTO, Melina Borges  y  VITORIA, Maria Inês Côrte. Práticas de alfabetização: retratos de um cenário escolar público em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214860. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4860.

Este artigo se propõe a investigar quais são as práticas pedagógicas utilizadas em contextos de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Ancorando--se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski de 1998 e 2008, essas práticas são apresentadas com foco na aquisição da leitura e do sistema alfabético da escrita, justificando a ênfase do estudo na alfabetização. Os dados coletados na pesquisa, de natureza qualitativa, evidenciam potencialidades e limitações no que se refere ao desempenho dos estudantes. Como resultados, o cenário da investigação revelou fazeres docentes centrados no ensino, no cumprimento do planejamento, na execução de todas as tarefas propostas no plano do professor, na ausência de diálogo entre família e escola, na escassez de oportunidades para a formação continuada dos professores, no compromisso dos docentes com a alfabetização dos alunos, na realização de atividades que focam em jogos, na contação de histórias e na escrita.

Palabras clave : Alfabetização; Ensino fundamental; Escrita; Leitura; Práticas pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )