SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Práticas de alfabetização: retratos de um cenário escolar público em Porto Alegre (Rio Grande do Sul)Élisée Reclus: movimento ácrata, educação e ensino de Geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Sentidos atribuídos à literatura no currículo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214990. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4990.

Este artigo analisa os sentidos atribuídos à literatura por formadoras, orientadoras de estudos e professoras cursistas que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, vinculadas à Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é compreender os saberes acionados, as relações de poder estabelecidas e as posições de sujeito demandadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compreendendo que esse programa de formação se constitui em um currículo que ensina modos de ser e estar para as docentes. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa utilizou entrevistas narrativas com as participantes do Pacto. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos de Michel Foucault, particularmente discurso, poder e posições de sujeito. Com base nesses conceitos, mostra-se como esse currículo operava com pressupostos do “discurso de letramento literário”, com destaque para dois elementos principais: a importância da leitura literária no currículo de formação docente e de alfabetização de crianças, e as possibilidades de articulação da literatura com outros artefatos para produzir práticas multiculturais e interdisciplinares no currículo.

Palavras-chave : Alfabetização; Currículo; Formação de professoras; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )