SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Sentidos atribuídos à literatura no currículo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaO letramento da criança brasiguaia na escola brasileira de fronteira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

NABARRO, Sergio Aparecido. Élisée Reclus: movimento ácrata, educação e ensino de Geografia. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214993. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4993.

Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente, ainda em andamento, sobre os avanços teóricos e metodológicos propostos pelo anarquista-geógrafo francês Jacques Élisée Reclus (1830-1905), para a compreensão da dinâmica social entre o final do século XIX e início do XX. O objetivo do trabalho aqui apresentado é analisar a contribuição do pensador para a construção do modelo de educação defendido pelos libertários, bem como da escola e do ensino de geografia aos moldes ácratas. Defende-se a tese de que a contribuição desse intelectual ocorreu no bojo de um processo mais amplo, voltado à construção de uma sociedade livre e não dogmática, amparado por uma rede de intelectuais dedicados à construção de uma base teórica que fundamentasse as premissas anarquistas voltadas à transformação social. Para isso, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica sobre o movimento libertário europeu, bem como sobre a vida, obra e método de Reclus. Após a seleção, leitura e análise dos textos, realizou-se o cruzamento das informações históricas, políticas e metodológicas para subsidiar as análises da contribuição do pensador tanto para a consolidação do movimento libertário na Europa, quanto para a educação e o ensino de geografia.

Palavras-chave : Anarquismo; Educação Libertária; Élisée Reclus; Geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )