SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Élisée Reclus: movimento ácrata, educação e ensino de GeografiaConcepções sobre as inteligências humanas no ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

CUNHA, Kalyne Franco  e  SILVA, Thaise da. O letramento da criança brasiguaia na escola brasileira de fronteira. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e214927. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4927.

O presente artigo tem como tema central o letramento de crianças brasiguaias na fronteira Brasil – Paraguai, nas cidades fronteiriças Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). O objetivo é compreender a vivência das crianças brasiguaias em relação às línguas portuguesa, guarani e espanhola nas diferentes esferas de letramento de seu convívio, identificando que língua utilizam para se comunicar de forma oral ou escrita. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os participantes foram sete estudantes brasiguaios que moram no Paraguai e estudam no Brasil e um aluno que possui residência nos dois países, todos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de Ponta Porã (MS). A técnica utilizada para obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e os aportes teóricos foram os Novos Estudos do Letramento. Os resultados indicam que as crianças conseguem conviver muito bem em praticamente todas as esferas de letramento com o português, com o espanhol e com o guarani. Elas demonstram desenvoltura e transitam com magnitude entre as diferentes esferas, com funções distintas nessas três línguas. A exceção é o âmbito escolar, o qual se mostra como um grande desafio, porque, nos momentos oficiais do uso da língua, as crianças se restringem ao português, utilizando o guarani e o espanhol apenas informalmente.

Palavras-chave : Alfabetismo; Alunos brasiguaios; Esferas de letramento; Multilinguismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )