SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Concepções sobre as inteligências humanas no ambiente escolarMotivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

FREIRE, Flávia Magalhães; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira  e  BORGES, Leila Cristina. Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distância. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215064. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5064.

O presente artigo busca analisar os instrumentos de credenciamento e recredenciamento institucional e de credenciamento de polo de cursos a distância em seus aspectos avaliativos considerando os estudos teóricos de Almerindo Janela Afonso, José Dias Sobrinho e Daniela da Costa Britto Pereira Lima. O intuito é verificar o enfoque dado pelo governo sobre a avaliação da educação a distância, destacando suas características, tendências e possíveis induções. Para seu desenvolvimento foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental. O recorte temporal engloba o período de 2014 a 2018. Conclui-se que os instrumentos são mecanismos de uma política majoritariamente regulatória para a educação a distância, com baixa ênfase na metodologia e comunicação (características importantes a serem consideradas a fim de ofertar cursos na modalidade educação a distância com qualidade) e, por consequência, em uma avaliação formativa.

Palavras-chave : Cotidiano escolar; Inteligências múltiplas; Práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )