SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Institutional evaluation of Brazilian Higher Education: a review of instruments to offer e-learning coursesTeaching and artisanship: inseparability between theory and practice in the education of Mathematics teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

ALVES, Iron Pedreira; RIBEIRO, Marinalva Lopes  and  DABOIN, Maria Mercedes Gomez. Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215099. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5099.

A escolha de uma carreira é um passo importante na formação profissional, pois os motivos que sustentam essa decisão afetam o investimento pessoal na aprendizagem e o compromisso com a sua realização. O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo conhecer as motivações de estudantes de Licenciatura em Pedagogia para a escolha do curso. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação voluntária de seis estudantes do primeiro semestre de uma universidade pública da Bahia, as quais receberam nomes fictícios a fim de terem suas identidades preservadas. As respostas das participantes foram transcritas e analisadas mediante aproximações com a técnica análise de conteúdo. Os resultados corroboraram os achados de outros estudos, demonstrando a importância dos motivos altruístas e intrínsecos para a escolha da docência. Os motivos extrínsecos, entretanto, não parecem ter afetado a decisão das estudantes.

Keywords : Aspirações educacionais; Docência; Escolha profissional; Motivação; Profissão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )