SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distânciaDocência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

ALVES, Iron Pedreira; RIBEIRO, Marinalva Lopes  e  DABOIN, Maria Mercedes Gomez. Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215099. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5099.

A escolha de uma carreira é um passo importante na formação profissional, pois os motivos que sustentam essa decisão afetam o investimento pessoal na aprendizagem e o compromisso com a sua realização. O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo conhecer as motivações de estudantes de Licenciatura em Pedagogia para a escolha do curso. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação voluntária de seis estudantes do primeiro semestre de uma universidade pública da Bahia, as quais receberam nomes fictícios a fim de terem suas identidades preservadas. As respostas das participantes foram transcritas e analisadas mediante aproximações com a técnica análise de conteúdo. Os resultados corroboraram os achados de outros estudos, demonstrando a importância dos motivos altruístas e intrínsecos para a escolha da docência. Os motivos extrínsecos, entretanto, não parecem ter afetado a decisão das estudantes.

Palavras-chave : Aspirações educacionais; Docência; Escolha profissional; Motivação; Profissão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )