SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Motivations of students of pedagogy for the choice of the courseSocial representations of teachers in Child Education in relation to teaching wear author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

BOFF, Daiane Scopel  and  LIMA, Samantha Dias de. Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215181. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a518.

Este artigo discute algumas enunciações dicotômicas sobre teoria e prática que circulam de forma recorrente na formação de professores e dedica-se a pensar nas interlocuções entre docência e artesania, considerando que a indissociabilidade teoria-prática pode constituir-se como um qualificador potente na formação de professores. O estudo opera com teorizações pós-críticas, inscritas no pensamento de Richard Sennett e de Ludwig Wittgenstein em sua fase tardia, além de estudos sobre docência contemporânea e formação de professores. O material empírico foi produzido a partir de questionário virtual, construído via Formulários Google, e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que desenvolvem a docência em cinco cursos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública do sul do País. A analítica empreendida mostra que uma docência não dicotômica, que opere com teoria e prática de modo indissociável, pode ser tomada como potência para pensar a docência como artesania.

Keywords : Artesania; Formação de professores; Matemática; Teoria-prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )