SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do cursoAs representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

BOFF, Daiane Scopel  e  LIMA, Samantha Dias de. Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215181. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a518.

Este artigo discute algumas enunciações dicotômicas sobre teoria e prática que circulam de forma recorrente na formação de professores e dedica-se a pensar nas interlocuções entre docência e artesania, considerando que a indissociabilidade teoria-prática pode constituir-se como um qualificador potente na formação de professores. O estudo opera com teorizações pós-críticas, inscritas no pensamento de Richard Sennett e de Ludwig Wittgenstein em sua fase tardia, além de estudos sobre docência contemporânea e formação de professores. O material empírico foi produzido a partir de questionário virtual, construído via Formulários Google, e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que desenvolvem a docência em cinco cursos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública do sul do País. A analítica empreendida mostra que uma docência não dicotômica, que opere com teoria e prática de modo indissociável, pode ser tomada como potência para pensar a docência como artesania.

Palavras-chave : Artesania; Formação de professores; Matemática; Teoria-prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )