SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Atuação de professores de Educação Física em escolas prisionais: problematizando a formação inicial e continuadaA escola e a formação humana: uma proposta sempre adiada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MARTINS FILHO, Lourival José  y  SOUZA, Alba Regina Battisti de. Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215089. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5089.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre os movimentos realizados por dois programas de extensão desenvolvidos no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir de uma perspectiva dialógica e histórico-crítica, reúne problematizações e discussões teóricas sobre experiências na formação de professores. Nesse sentido, coloca em análise o papel das universidades na formação docente inicial e continuada de forma colaborativa com a Educação Básica, destacando princípios e parcerias nas quais o compromisso e a aprendizagem mútua são articulados continuamente. Os resultados destacam a pertinência desses trabalhos como possibilidade de ampliação do processo de autonomia e autoria docente e do fortalecimento do compromisso social e político das ações de extensão na educação.

Palabras clave : Formação docente; Programas de extensão; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )