SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Training offer trends in master’s in education (management and curriculum) in PeruTrends in graduate training in education: a literature review literature in Peru, 2012-2022 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA NETO, Jhemerson da; PERALTA, Deise Aparecida  and  GONCALVES, Harryson Júnio Lessa. Ações afirmativas na pós-graduação: um olhar crítico para programas das áreas de ensino e educação. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e226512. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6512.

Este texto tem como objetivo apresentar um panorama das políticas de ações afirmativas adotadas na pós--graduação no Brasil trazendo como caso ilustrativo os processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino da Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem como fio condutor uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, bem como os pressupostos de uma pesquisa documental. Foram analisados 11 editais de seleção para ingresso entre os anos de 2022 e 2023 dos programas das áreas supracitadas. Como resultados, observou-se que as políticas afirmativas adotadas pela Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” junto à pós-graduação ainda são incipientes, uma vez que há um baixo índice de programas que preveem ações afirmativas junto a grupos sub-representados nesses espaços. No caso das áreas de Educação e Ensino, ainda que avanços sejam percebidos, avalia-se que mesmo nos programas em que são adotadas políticas afirmativas (como a reserva de vagas), existem outros mecanismos que possuem um alto potencial de exclusão de diversos grupos do acesso à pós-graduação brasileira.

Keywords : Acesso; inclusão e permanência; Políticas afirmativas; Pós-graduação Stricto Sensu.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )