SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Tendencias en la oferta formativa en las Maestrías en Educación (Gestión y Currículo) en el PerúTendencias en la formación de posgrado en Educación: una revisión de la literatura en Perú, 2012-2022 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SILVA NETO, Jhemerson da; PERALTA, Deise Aparecida  e  GONCALVES, Harryson Júnio Lessa. Ações afirmativas na pós-graduação: um olhar crítico para programas das áreas de ensino e educação. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e226512. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6512.

Este texto tem como objetivo apresentar um panorama das políticas de ações afirmativas adotadas na pós--graduação no Brasil trazendo como caso ilustrativo os processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino da Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem como fio condutor uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, bem como os pressupostos de uma pesquisa documental. Foram analisados 11 editais de seleção para ingresso entre os anos de 2022 e 2023 dos programas das áreas supracitadas. Como resultados, observou-se que as políticas afirmativas adotadas pela Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” junto à pós-graduação ainda são incipientes, uma vez que há um baixo índice de programas que preveem ações afirmativas junto a grupos sub-representados nesses espaços. No caso das áreas de Educação e Ensino, ainda que avanços sejam percebidos, avalia-se que mesmo nos programas em que são adotadas políticas afirmativas (como a reserva de vagas), existem outros mecanismos que possuem um alto potencial de exclusão de diversos grupos do acesso à pós-graduação brasileira.

Palavras-chave : Acesso; inclusão e permanência; Políticas afirmativas; Pós-graduação Stricto Sensu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )