SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Inclusive education and ethnic-racial relations: an afro-centred intersectional analysisTeaching internship: training paths for higher education from the perspective of graduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

AMARAL, Vinícius Ferreira  and  DIGIOVANNI, Alayde Maria Pinto. Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225441. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5441.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever e analisar as intervenções adotadas por professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar. Baseou-se na perspectiva histórico--cultural, que tem Vygotsky como seu principal autor. Os dados foram coletados em duas escolas públicas de um município de médio porte do interior do Estado do Paraná e foi adicionada uma terceira escola no percurso. Em um primeiro momento, disponibilizamos um questionário com perguntas abertas para as escolas contatadas e nove professoras o responderam. Dessas nove, após a leitura e análise de suas respostas, cinco foram selecionadas para uma entrevista semiestruturada que visava a aprofundar os dados obtidos no questionário. Concluiu-se que as professoras não têm um conhecimento abrangente do fenômeno bullying, o que acarreta dificuldades das mais variadas no cotidiano escolar. Nesse sentido, indica-se a necessidade urgente de maior qualificação das profissionais da educação e de uma práxis coletiva assumida pelas instituições de ensino para que haja uma intervenção efetiva nesse contexto.

Keywords : Bullying; Educação; Escolas; Psicologia; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )