SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolarPrograma de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

PEREIRA, Aline Luquini  y  PAIXAO, Jairo Antônio da. Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225341. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5341.

O estudo buscou conhecer a dinâmica do estágio de docência nos programas de pós-graduação vinculados às Ciências Biológicas e à área da Saúde de uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais e suas implicações no processo de formação do professor para o magistério superior, na perspectiva dos estudantes. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo, em que foram adotadas a entrevista semiestruturada para a coleta de dados e a técnica de análise do conteúdo, foi possível afirmar a inexistência de uma normatização na estrutura do estágio de docência dos programas de pós-graduação vinculados à referida área do conhecimento. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, destacam-se o acompanhamento dos professores supervisores e a docência com ênfase em aulas expositivas, desprovidas, em sua maioria, de análises reflexivas a respeito dessas ações. Na perspectiva dos estudantes que participaram dessa investigação, o estágio de docência vem contribuindo para a formação dos futuros docentes da educação superior, especialmente porque colabora com as habilidades sociais ao possibilitar a relação desses com estudantes da graduação e com a ambiência da docência, o que favorece o processo de desenvolvimento da identidade profissional.

Palabras clave : Estágio de docência; Formação de professor; Magistério superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )