SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduaçãoTransvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CUNHA, Jennifer Silva da et al. Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225411. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411.

Este trabalho analisa o impacto de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias constituído por um curso inicial e um curso avançado. Ambos os cursos surgiram como resposta à necessidade de formação de professores-tutores em Portugal. O programa de formação incluiu as orientações legais e as recomendações da literatura. Para avaliar o seu impacto, neste estudo participaram voluntariamente 180 professores. Sabendo que a formação de tutores (i.e., conhecimento declarativo), a perceção de autoeficácia e o compromisso afetivo para com o papel de tutor são preditores significativos da qualidade da função de tutor, essas variáveis foram analisadas no curso avançado. Como o curso inicial consiste numa primeira fase de formação, avaliou-se apenas o conhecimento declarativo. No fim dos cursos, encontrou-se um aumento estatisticamente significativo em todas as variáveis estudadas. O programa de formação contribuiu positivamente para preparar os professores como tutores e poderá ser útil em outros contextos que pretendam implementar a tutoria em contexto educacional.

Palabras clave : Autorregulação da aprendizagem; MOOC; Moodle; Tutoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )