SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação InfantilPrancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FERREIRA, Ana Rafaela Correia  y  VIEIRA, Guilherme Silva. Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de Álgebra. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225615. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5615.

Este artigo refere-se ao ensino de Álgebra na Educação de Jovens e Adultos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos refletir sobre como se deu o ensino de Álgebra em uma turma desse curso, ofertada no período de 2012 a 2014, por meio das práticas pedagógicas registradas pelos docentes. Para isso, tomamos como fonte os cadernos de turma da área de Matemática dos professores que atuaram nesses cursos. Estes cadernos são o meio pelo qual os professores descrevem suas aulas e as intervenções pedagógicas adotadas. É importante mencionar que os professores que atuam nesse curso são bolsistas, estudantes dos cursos de licenciatura, e são orientados por docentes da Universidade. Resultados apontam que a Aritmética e a Álgebra aparecem de forma inter-relacionada, demonstrando que o uso de sequências recursivas e não recursivas pode ser uma prática interessante para introduzir a Álgebra aos estudantes do projeto de Educação de Jovens e Adultos.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Álgebra; Práticas de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )