SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativaConcepções de professores de alunos surdos sobre inclusão e educação bilíngue índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ARCOVERDE, Ângela Regina dos Reis; BORUCHOVITCH, Evely  y  GOES, Natália Moraes. Programa de intervenção em autorregulação da aprendizagem: impacto no conhecimento e nas percepções de estudantes de licenciatura. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225513. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5513.

O professor deve possuir conhecimentos e habilidades variadas para assumir a tarefa educativa diante da abrangência e da complexidade da Educação. O presente estudo reporta resultados de um programa de intervenção nos processos autorregulatórios de estudantes de Licenciatura, o qual teve como objetivo avaliar se a intervenção contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do conceito de autorregulação da aprendizagem; melhorar suas percepções sobre si, como estudantes e como futuros professores; e aumentar a intenção de seguir a carreira docente. Adotou-se como referencial teórico a Teoria Social Cognitiva. A amostra foi composta por cinquenta estudantes de três turmas do terceiro semestre de diferentes cursos de Licenciatura. Os participantes foram divididos aleatoriamente em Grupo Experimental I e II e Grupo Controle. Os dados, coletados por questões conceituais e autorreflexivas, foram examinados por análise de conteúdo. Resultados revelaram que os estudantes dos grupos experimentais demonstraram compreender melhor o conceito de autorregulação da aprendizagem após a intervenção, quando comparados aos do grupo controle. Os resultados foram mais modestos em relação a ter melhores percepções sobre si, como estudantes e como futuros professores. Ademais, a intervenção não influenciou no desejo dos estudantes de seguir a carreira docente. Destaca-se também a importância dos resultados para a discussão sobre a eficácia dos programas de intervenção na formação de professores.

Palabras clave : Aquisição do conhecimento; Aprendizagem; Autoaprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )