SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Concepções de professores de alunos surdos sobre inclusão e educação bilíngueEstratégias de ensino por metodologias alternativas em anatomia humana: influência na aprendizagem de universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

LONGAREZI, Andréa Maturano. Psicologia histórico-cultural e atividade de estudo na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de Berlim. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225668. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5668.

O artigo discute a inserção da psicologia histórico-cultural e da atividade de estudo na Alemanha Oriental como síntese de pesquisa teórica e documental realizada sobre a produção, o método experimental e as interpretações elaboradas na Alemanha Oriental, com foco nas contribuições do pedagogo e psicólogo Joaquim Lompscher. Os resultados foram organizados a partir da sistematização da vida, do pensamento e da obra do autor; da análise das interpretações e contribuições do grupo de Berlim para a atividade de estudo; e da investigação do trabalho experimental realizado. O estudo revela que a entrada da psicologia histórico--cultural e da atividade de estudo na República Democrática Alemã foi marcada por resistências e se deu graças ao trabalho hercúleo do grupo liderado por Joaquim Lompscher. A atividade experimental que realiza traz contribuições para comprovar o potencial desenvolvedor do método do abstrato ao concreto, pela via do estudo dos processos de abstração e generalização, bem como com a produção de modelos gerais para a solução de problemas nas diferentes disciplinas escolares. O grupo de Berlim produziu interpretações específicas sobre a constituição humana, o estudo, a atividade e seus componentes, bem como sobre o papel do sujeito da atividade. A extensão dos estudos experimentais em território alemão representou uma importante contribuição para a edificação da Teoria da Atividade de Estudo, seja por seu potencial de continuidade, seja pelas interpretações realizadas.

Palabras clave : Grupo de Berlim; Joaquim Lompscher; República Democrática Alemã.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )