SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Psicologia histórico-cultural e atividade de estudo na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de BerlimEnsino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SILVA, Rafaela Morais da; ROCHA, Diego Pires; SCHWINGEL, Paulo Adriano  y  MONTENEGRO, Iracema H. Pires de Mélo. Estratégias de ensino por metodologias alternativas em anatomia humana: influência na aprendizagem de universitários. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225209. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5209.

Este estudo traz uma análise do uso complementar de metodologias alternativas no ensino de Anatomia Humana em uma universidade pública do Vale do São Francisco, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem se aprimora constantemente para a melhoria da educação. A elaboração de novos métodos de ensino é uma estratégia para agregar e tornar mais prazerosas as aulas de uma disciplina e driblar os desafios da aula tradicional, como, neste caso, a dificuldade para a obtenção de cadáveres para dissecação. Dessa forma, discentes matriculados na disciplina Anatomia Humana Sistêmica oferecida em cursos da área de saúde de uma universidade brasileira (n=79) realizaram algumas aulas práticas de maneira tradicional (utilização de modelos plásticos e cadavéricos) e outras nas quais foram empregadas metodologias alternativas. Para cada conteúdo foi aplicada uma atividade, como: pintura corporal, tapete facial, jogo Imagem e Ação, modelagem com argila, livro de história, papercraft e pintura em papel. Cada aula ministrada foi avaliada quanto à obtenção de conhecimentos pelos estudantes por meio de pré e pós-testes e questionários específicos, e a satisfação discente de acordo com a metodologia utilizada foi mensurada através de questionário com escala do tipo Likert. Ficou evidente que as metodologias alternativas promoveram a aprendizagem em Anatomia Humana, propiciando melhor retenção do conhecimento adquirido, tendo sido bem aceitas por universitários dos cursos de ciências da saúde.

Palabras clave : Anatomia; Educação superior; Ensino; Metodologias alternativas; Qualidade educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )