SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Teaching strategies in human anatomy using alternative methodologies: influence on university students’ learningNarratives of children of the 1st year of Elementary School about skin color author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo  and  TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogos. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225389. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5389.

Este texto objetiva retomar reflexões relacionadas aos pressupostos epistemológicos, teóricos e pedagógicos do processo de ensino e de aprendizagem em contextos em que se busca construir perspectivas educacionais inovadoras frente a tantos desafios que se apresentam para a educação. De cunho bibliográfico reflexivo, aborda aspectos do ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas, além de aspectos relacionados à inovação educacional. Os estudos e a análise realizados permitiram evidenciar que o ensino e a aprendizagem são processos desenvolvidos ao longo da vida, respaldados por pressupostos epistemológicos e pedagógicos. Faz-se necessário buscar superar algumas lacunas de cunho diretivo/tradicional que ainda se fazem presentes nas práticas pedagógicas. Sabe-se que esse movimento de mudança de paradigma educacional perspectivado pela inovação pedagógica não é pacífico e linear; mas marcado por tensões, avanços, retrocessos e desafios – como, por exemplo, o ensino remoto no contexto da pandemia. Evidencia-se que a efetividade de mudança de paradigma não se dá apenas pela imposição de leis ou documentos oficiais; requer, antes, protagonismo, participação, autonomia e cooperação dos professores, pois é um processo em construção; um caminho que se faz caminhando.

Keywords : Aprendizagem; Ensino; Inovação educacional; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )