SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogosA forma corporal das super-heroínas dos quadrinhos e a educação para o lazer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SANTOS, Hellen Cassia Cruz dos  y  NACARATO, Adair Mendes. Narrativas de crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental sobre a cor da pele. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225384. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5384.

O presente artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou a literatura infantil e o desenho como elementos mediadores de narrativas de crianças. Realizado numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de São Paulo, o estudo, cujas discussões teóricas se apoiam na perspectiva histórico-cultural, planejou sessões de contação de histórias que seriam narradas com o auxílio de fantoches. Após ouvir a história, as crianças conversaram sobre ela e produziram desenhos. O objetivo deste texto é analisar as narrativas e os desenhos feitos pelas crianças a partir da leitura do livro “O Amor Tem Todas as Cores”, que tem como foco a questão da diferença de cor, e buscar por indícios de estereótipos de cor da pele. As crianças não expressaram esse tipo de estereótipo; no entanto, foram considerados os limites do contexto em que ocorreu a pesquisa.

Palabras clave : Cor da pele; Desenho; Literatura infantil; Narrativas de crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )