SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narratives of children of the 1st year of Elementary School about skin colorChallenges faced by managers of the Full-Time Education Program in the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA, Cinthia Lopes da; PATREZE, Nathalia Sara  and  RIGONI, Ana Carolina Capellini. A forma corporal das super-heroínas dos quadrinhos e a educação para o lazer. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225423. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5423.

Dentre as diversas produções da mídia e da arte, estão as histórias em quadrinhos e, nelas, as super-heroínas que exibem formas condizentes com padrões de beleza corporal estabelecidos socialmente e que influenciam de certa forma os leitores dessas histórias. A escola e as aulas de Educação Física possuem um papel fundamental na construção de novos conhecimentos e são espaços fundamentais para mediações pedagógicas acerca do corpo e da beleza corporal. O objetivo deste artigo foi analisar as formas corporais das super-heroínas de HQs com base em um referencial cultural e suas relações com a educação para o lazer na escola. Para isso, foi desenvolvida uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e a biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba. Os resultados indicam que o consumo das histórias em quadrinhos como prática de lazer e, especialmente, o consumo da imagem das super-heroínas, pode estar relacionado à produção de desejo por um “corpo ideal”. Busca-se demonstrar como os quadrinhos de super-heroínas podem incentivar ou reforçar a busca por certos padrões de beleza e quantos problemas isso pode gerar nas crianças e jovens que os consomem. Assim, o professor de Educação Física, com base na educação para o lazer, pode levar os alunos a refletirem sobre essas influências no sentido de reverem significados e valores atribuídos ao corpo.

Keywords : Educação; Cultura; Histórias em quadrinhos; Lazer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )