SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narrativas de crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental sobre a cor da peleDesafios enfrentados pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SILVA, Cinthia Lopes da; PATREZE, Nathalia Sara  e  RIGONI, Ana Carolina Capellini. A forma corporal das super-heroínas dos quadrinhos e a educação para o lazer. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225423. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5423.

Dentre as diversas produções da mídia e da arte, estão as histórias em quadrinhos e, nelas, as super-heroínas que exibem formas condizentes com padrões de beleza corporal estabelecidos socialmente e que influenciam de certa forma os leitores dessas histórias. A escola e as aulas de Educação Física possuem um papel fundamental na construção de novos conhecimentos e são espaços fundamentais para mediações pedagógicas acerca do corpo e da beleza corporal. O objetivo deste artigo foi analisar as formas corporais das super-heroínas de HQs com base em um referencial cultural e suas relações com a educação para o lazer na escola. Para isso, foi desenvolvida uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e a biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba. Os resultados indicam que o consumo das histórias em quadrinhos como prática de lazer e, especialmente, o consumo da imagem das super-heroínas, pode estar relacionado à produção de desejo por um “corpo ideal”. Busca-se demonstrar como os quadrinhos de super-heroínas podem incentivar ou reforçar a busca por certos padrões de beleza e quantos problemas isso pode gerar nas crianças e jovens que os consomem. Assim, o professor de Educação Física, com base na educação para o lazer, pode levar os alunos a refletirem sobre essas influências no sentido de reverem significados e valores atribuídos ao corpo.

Palavras-chave : Educação; Cultura; Histórias em quadrinhos; Lazer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )