SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A forma corporal das super-heroínas dos quadrinhos e a educação para o lazerProjetos de sociedade: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular e a educação em construção no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

ULLOFFO, Renan Moreira; FRANCA, Adriana Locatelli  e  RINALDI, Renata Portela. Desafios enfrentados pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225498. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5498.

Este artigo intenciona apresentar os resultados de um estudo que envolveu três escolas públicas da rede estadual paulista que aderiram ao Programa Ensino Integral no município de Presidente Prudente. Participaram seis membros iniciantes da equipe de gestão escolar (diretora, vice-diretor[a] e professor coordenador geral). Teve como objetivo compreender os desafios enfrentados na prática pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo. O referencial norteador que sustentou a produção se valeu dos estudos relacionados à gestão escolar e ao ensino integral. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi orientada pela abordagem descritivo-interpretativa. Os resultados evidenciaram que os principais desafios enfrentados pelos iniciantes concernem aos seguintes aspectos: financeiro, burocrático, à insuficiência da parceria família-escola, à necessidade de formação continuada para o exercício do cargo/função e à aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave : Educação básica; Educação integral; Ensino integral; Escola pública; Gestão escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )