SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Challenges faced by managers of the Full-Time Education Program in the state of São PauloAIDS: the dialogue between Science textbooks (PNLD 2017/2020), teachers and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

CAMARGO, Isabel Camilo de  and  GOMES, Aguinaldo Rodrigues. Projetos de sociedade: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular e a educação em construção no Brasil. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225577. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5577.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as propostas de educação existentes na Base Nacional Comum Curricular, promulgada em 2018, com foco no Ensino Médio. Pretende-se também esclarecer as intenções e os posicionamentos políticos e econômicos para a educação existentes nesse documento. Para alcançar tais objetivos, buscamos primeiramente compreender as principais características da sociedade ocidental contemporânea e seus desdobramentos no cotidiano das pessoas. Essa discussão se faz importante para analisarmos que tipo de sociedade a atual proposta de educação está construindo ou almeja construir. Em segundo lugar, analisamos a composição e as principais perspectivas presentes implícita e explicitamente na Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos como referências para refletir sobre a sociedade contemporânea as obras de Bauman, Han e Ball. Nosso trabalho é de natureza qualitativa, realizado por meio da análise documental da Base Nacional Comum Curricular, relacionando-a com perspectivas pedagógicas. A reflexão sobre a sociedade em que vivemos é importante para pensarmos sobre qual educação queremos para os nossos jovens.

Keywords : Educação; Políticas educacionais; Sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )