SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Society projects: reflections on the Base Nacional Comum Curricular (Brazilian National Common Curricular Base) and the education under construction in BrazilLeadership and school management: a questioning view at the leadership concept in education according to Spinoza’s philosophical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

CORREA, Lourdes Maria Campos  and  SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. AIDS: o diálogo entre livros didáticos de Ciências (PNLD 2017/2020), professores/as e alunos/as. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225765. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5765.

Este trabalho buscou cotejar o modo de apresentação e produção do tema AIDS em livros didáticos de Ciências, aprovados em duas edições do Programa Nacional do Livro Didático (2017, 2020). Para tanto, foram analisados livros de 7º e 8º anos, utilizando-se o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os critérios para seleção das coleções foram: terem sido submetidas e aprovadas na edição anterior e na posterior à implantação da atual Base Nacional Curricular Comum; apresentarem o maior índice de distribuição em escolas públicas do Brasil; serem destinadas ao ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram encontradas inclusões de novos aspectos, como a menção à Lei nº 12.984/14, que prevê a criminalização de preconceitos manifestos contra pessoas que vivem com HIV, e informações sobre as profilaxias pré e pós-exposição. A localização do tema apresenta-se nos mesmos conteúdos clássicos, como a reprodução, os métodos contraceptivos e as Infecções Sexualmente Transmissíveis; e permanece a responsabilização individual da transmissão do HIV/AIDS e a cultura do medo e da morte. Portanto os livros trazem discussões que ampliam a reflexão sobre a vida com HIV/AIDS, mas ainda muito dependentes de ações efetivas dos docentes em sala de aula. Ainda há que se dar passos mais largos em direção à construção de educações que superem os preconceitos sobre a aids e as pessoas que com ela convivem.

Keywords : Corpo; Educação; Política da educação; Saúde; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )