SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27AIDS: the dialogue between Science textbooks (PNLD 2017/2020), teachers and studentsThe National Program of Education in Agrarian Reform: a reflection in the scope of the policies of formation of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

CAMPOS, Vanja Ramos Vieira de  and  ROLINDO, Adriano Caetano. Liderança e gestão escolar: um olhar questionador sobre o conceito de liderança em educação na perspectiva filosófica de Espinosa. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225829. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5829.

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão da qualificação da gestão escolar e do papel do diretor de escola, a partir do pressuposto de que todas as relações afetivas no coletivo escolar geram desdobramentos que podem aproximar as comunidades da conquista da qualidade social da educação. Foram retomados os conceitos da filosofia de Baruch de Spinoza, especialmente a teoria dos afetos; o debate sobre a gestão escolar, na perspectiva sociológica da crítica ao neoliberalismo e a discussão que tenta estabelecer o conceito de qualidade social da educação, entendida como a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do ser humano na sua integralidade. Conclui-se que a liderança na escola pública é garantidora de direitos e deve possibilitar que os alunos exerçam um papel ativo na sociedade e, portanto, a atuação do diretor, enquanto liderança na gestão escolar, não encontra similaridade com as abordagens teóricas de liderança utilizadas como embasamento aos modelos de gestão empresarial.

Keywords : Afetividade; Gestão escolar; Liderança; Qualidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )